Cardiologia

Cardiologia é uma especialidade da Clínica Médica que estuda alterações do coração e vasos sanguíneos. As anormalidades estudadas compreendem doenças do músculo cardíaco, das válvulas, do sistema elétrico de condução e dos vasos que nutrem o coração, que podem ser ocasionadas por várias patologias, sendo a principal a doença aterosclerótica.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças cardiovasculares eram a terceira maior causa de morte no país há 20 anos, tendo se tornado a primeira nos dias de hoje.

A prevenção de tais doenças se dá, principalmente, agindo sobre os fatores de risco como hipertensão, altas taxas de colesterol, diabetes e tabagismo.

A atuação no sentido de prevenir novas doenças ou evitar a piora do quadro de pacientes que já possuem qualquer alteração cardíaca, também tem sido alvo de uma verdadeira revolução, seja através de drogas – cada vez mais eficientes e com menos riscos – ou através de estratégias não medicamentosas como a reabilitação cardiovascular; a revolução nutricional e as mudanças efetivas dos hábitos de vida.

O desenvolvimento de novas ferramentas diagnósticas, através de exames cada vez mais sensíveis, específicos e seguros para os pacientes, são aliados expressivos na luta contra a mortalidade cardiovascular em nossos dias.

Fontes:
Departamento de Cardiologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
http://www.hucff.ufrj.br/cardiologia > acesso em 18/11/16 às 16:06

Departamento de Cardiologia do Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
http://www.hc.unicamp.br/node/58?q=node/188 > acesso em 17/11/16 às 14:18